? ºC Porto Velho - RO

Estudo

17/01/2020 16:27 Por Ederson Lopes

Grandeza, força, sabedoria e o desprezo

Eis que Deus é mui grande, contudo a ninguém despreza; grande é em força e sabedoria. Jó 36:5

Três atributos de Deus são relatados neste versículo, grandeza, força e sabedoria. Essa é parte das palavras ditas por Eliú, um quarto “amigo” de Jó que só aparece à partir do capítulo 32, depois de ter ouvido toda a conversa envolvendo Jó, Elifaz, Bildade e Zofar. Eliú começou seu discurso dizendo que teve receio de falar porque estava diante de homens mais velhos. Achava que os mesmos seriam possuidores de muita sabedoria. A partir de então queria dar sua opinião. Mas por um momento, Eliú percebe que a verdadeira sabedoria vem de Deus e este é um dos temas centrais de sua fala.

Podemos afirmar que Deus poderia simplesmente nos desprezar, pois não precisa do homem, porém ele assim não o faz, porque nos ama. Esse texto nos leva a refletir quando alguns utilizam da ferramenta do desprezo para lidar com outras pessoas. O desprezo é bem comum na sociedade atual.
Talvez você que está lendo esse breve comentário já tenha sentido isso na pele, pois o desprezo é uma das piores manifestações do homem para com o próximo. Ser desprezado, é ser ferido, é ser atingido por uma tentativa de escárnio por alguém vazio de espírito e que não sabe nada da existência de Deus.
Se afirmamos que a grandeza, a força e a sabedoria é um atributo de Deus, podemos então afirmar que o desprezo é um dos atributos de quem NÃO TEM DEUS.
Ou seja, se alguém lhe desprezar, lembre de Jó 36:5, aqui aprendemos que o desprezo denota quão pequeno é o desprezador e não o desprezado.


Deus te abençoe

 

Ederson Lopes


Novos Atos - RO

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Novos Atos - RO

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo